O ENEBI

O Encontro Nacional de Engenharia Biomecânica é uma iniciativa do Comitê de Bioengenharia da ABCM para promover a integração e a troca de experiências entre os grupos que atuam nesta área no Brasil. Seu objetivo principal é que os grupos geograficamente dispersos pelo país conheçam-se mutuamente e estabeleçam cooperações de trabalho conjunto. O primeiro ENEBI foi realizado em maio de 2007 na cidade de Itaipava, Rio de Janeiro e o segundo em maio de 2009 na cidade de Florianópolis, praia dos Ingleses, Santa Catarina.

Na primeira edição do ENEBI, foram inscritos um total de 116 participantes. O número de trabalhos apresentados foi de 49 em sessões orais e 65 pôsteres. Na segunda edição, foram 142 participantes, sendo o 54 total de trabalhos apresentados oralmente e 77 através de pôster.

O sucesso desta iniciativa, amplamente acolhida pela comunidade acadêmica nacional, ratificou a necessidade de tornar o ENEBI um evento regular. Ao final do último encontro, a plenária reunida indicou a cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná, para sediar a terceira edição do ENEBI, em 2011.

A organização desta nova edição do ENEBI está a cargo da equipe do grupo de Bioengenharia da Universidade Federal do Paraná.

Considerando o objetivo principal de intercâmbio de expêriencias, poderão também ser submetidos trabalhos em desenvolvimento e com resultados apenas parciais, que serão expostos e discutidos pela comunidade científica de maneira colaborativa e informal. A participação de estudantes de iniciação científica e de pós-gradução, apresentando seus trabalhos, é especialmente encorajada. Dado o caráter multidisciplinar desta área do conhecimento, profissionais e estudantes do campo das ciências biológicas: medicina, fisioterapia, odontologia etc. são estimulados a participar do Encontro, enriquecendo a discussão dos problemas com seus colegas engenheiros.

 
     
contato principal voltar